Home Engenharia de Controle e Automação

Login



Compartilhe!

Fotos

Top Downloads

Vagas

Sem vagas
Engenharia de Controle e Automação PDF Imprimir E-mail
Artigos - Técnicos

 

Engenharia de Controle e Automação

Duração: De 5 à 6 anos

Modalidade: Bacharelado

“Na Engenharia de Controle e a Automação está relacionada às maneiras de chegar a determinado objetivo com menor esforço e menor custo possíveis, o que significa controlar e tornar automáticos processos variados com o máximo de eficiência”. Esses processos podem ser elétricos, biológicos, metalúrgicos, automotivos... A gama é extensa, pois o profissional pode atuar em todas as indústrias que utilizam produção em série e buscam a maior uniformidade possível dos produtos.
O curso de Engenharia de Controle e Automação é caracterizado pelo seu enfoque multidisciplinar. No quinto período, o aluno tem de escolher quatro entre nove processos oferecidos, com os quais vai se envolver até o final do curso:
Químico e petroquímico;
Metalúrgico;
Mineral;
Biológico;
Automotivo; de engenharia de transportes;
Térmico;
Elétrico; e de manufatura.
Disciplinas estudadas:
Sólida formação básica em Matemática, Física e Informática;
Conhecimentos gerais de Eletricidade e Mecânica;
Fundamentação básica em Comunicação, Economia, Gestão e Meio ambiente;
Formação sólida em Controle de Processos, Informática Industrial e em Integração de Sistemas Produtivos;
Preparação para inserção no setor industrial;
Formação orientada para as inovações tecnológicas e para as necessidades reais do setor industrial. Laboratórios
Para o desenvolvimento de suas atividades, o engenheiro em controle e automação deve possuir as seguintes características básicas: atenção e interesse, iniciativa, curiosidade, persistência, capacidade de abstração, concentração e meticulosidade, aptidão e curiosidade científica, responsabilidade, postura ética e sociabilidade.

Remuneração média inicial: R$ 3.527,50 (salário mínimo profissional exigido pelo Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais, para jornada de 8 horas)

Áreas de atuação profissional
O engenheiro de controle e automação tem um crescente campo de atuação nas indústrias do mercado de automação e controle que cada vez mais têm buscado tecnologia de última geração, equipamentos modernos e a automatização de seus processos de produção. No campo profissional, ele poderá atuar na indústria: siderúrgica, celulose e papel, naval e aeronáutica, metalúrgica e metal mecânica, alimentícia, mármore e granito, pisos, azulejos e cerâmica, plásticos e similares, petroquímica, carboquímica e em todos os segmentos do setor eletro-eletrônico.

Vida de Engenheiro de Controle e Automação
"Quando escolhi Engenharia de Controle e Automação, não tinha muitas informações sobre o curso, que estava sendo inaugurado naquele ano. Mas sabia que iria lidar com novas tecnologias, o que sempre me fascinou. O ciclo básico do curso, que dura dois anos, não possui disciplinas práticas e tem uma ênfase forte na matemática. Só mesmo depois do 5º período é que eu tomei contato com as disciplinas da Automação e tive certeza de que tinha escolhido o curso certo. Formei em 2003, com a primeira turma, e hoje trabalho em uma empresa de tecnologia de automação."